Vamos supor que você é professor acadêmico e recebeu uma redação aparentemente perfeita e começou a leitura da mesma para correção, mas ao decorrer do texto se depara com algumas frases e citações que te passaram a impressão de já terem sido lidas anteriormente, eis que surge a questão: Como saber se o trabalho foi copiado da internet? Será essa uma redação original ou plágio?

Ou você trabalha com redatores e recebe um texto, com todas as suas orientações devidamente seguidas, porém ao ler o artigo se depara com citações já lidas antes e frases já vistas em outros textos e você fica com aquela sensação de já ter lido o mesmo texto em algum momento anterior, aí bate aquela dúvida: Como saber se o trabalho foi copiado da internet? Estarei eu diante de um caso de plágio?

Lembrando que plágio é considerado crime no Brasil, mas você sabe quando um texto é considerado plágio?

Plágio é quando é citado um trabalho ou frase de outra pessoa, sem que seja citada devidamente a fonte original.  Ou quando se parafraseia o trabalho de outra pessoa, ou seja, se usa as mesmas frases do texto original trocando apenas algumas palavras.

Também pode ser considerado plágio quando não se faz a devida referência às ideias de outra pessoa usadas pelo redator(a), e por último, quando apenas se copia e cola um texto e assina como autoria sua.

como saber se um texto foi copiado da internet

Mas como saber se o trabalho foi copiado da internet?

Devido ao crescente número de casos de plágios em textos acadêmicos, onde se faz obrigatório publicações dos trabalhos de conclusão de graduação ou de doutorandos. Também houve um crescente número de casos de plágios em textos publicados em redes sociais.

Diante disso, se fez necessário a criação de ferramentas que possibilitem a detecção do plágio e consequentemente a aplicação das devidas sanções disciplinares. 

Iremos te apresentar algumas ferramentas que permitem saber se o trabalho foi copiado da internet ou não, lembrando que textos publicados em blogs e outras páginas das redes sociais também passam por verificações anti-plágio.

As ferramentas que detectam plágio estão disponíveis em softwares e sites que você pode baixar, o funcionamento para detectar frases e citações copiadas diretas de algum site, é simples: seleciona-se o texto desejado e a ferramenta busca por toda a internet arquivos iguais ou semelhantes que possuam o mesmo texto.

Agora se a ideia é saber se o texto foi parafraseado ou se foram usadas as ideias de outro autor, é um pouquinho mais complicado, pois é preciso fazer uma checagem mais detalhada de cada texto.

Algumas dessas ferramentas são gratuitas e outras pagas, ambas desempenham bem seu papel, mas claro que as ferramentas pagas possuem uma gama maior de serviços e bem mais completos, enquanto as gratuitas trabalham com algumas limitações.

Se você preferir pode usar também o bom e conhecido Google, isso mesmo, basta você digitar uma frase do texto suspeito usando aspas duplas na parte da pesquisa e clicar e pesquisar, quando você coloca a frase entre aspas duplas faz com que o Google pesquise as palavras digitadas exatamente na mesma ordem do texto original.

As ferramentas gratuitas são: google.com, plagiarisma.net, plagium e copyspider e na opção das ferramentas pagas podemos citar: check for plagiarism.net, turn it in e antiplagiarist e anticutandpaste.

Quer uma dica para facilitar sua busca?

Escolha as considerações finais de um trabalho acadêmico ou frases conclusivas de um texto, pois pode haver a coincidência de dois estudantes ou dois redatores apresentarem as mesmas conclusões.

Te entregamos as chaves mágicas para desvendar se está ou não diante de um texto plagiado, e eliminar de vez a insegurança de não saber como ver se um texto foi copiado da internet.

Utilize essas ferramentas anti plágio sem medo, todas estão disponíveis na internet, basta você escolher se deseja utilizar as que são pagas e exigem cadastro ou se prefere as gratuitas, análise as que melhor combinam com sua necessidade e não aceite mais textos feitos com “copiar e colar”.

Esperamos ter te ajudado com essas dicas, mas torcemos para que se você for um professor não receba textos acadêmicos plagiados ou se você trabalha com redatores, receba textos originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá, seja bem vindo.

Como podemos te ajudar?